Universalmente considerado símbolo fundamental do princípio da vida, com sua força, seu poder e seu brilho, o vermelho, cor do fogo e do sangue, pertence à eternidade dos afetos e sensualidade feminina.
O vermelho-claro é diurno, macho, tônico, incitando a ação assim como o sol, com sua força e brilho sobre todas as coisas.
(kit para padrinhos)
(vasos de tulipas que fiz para decoração de um evento)
O vermelho escuro, ao contrário, é noturno, fêmea, secreto e em última análise centrípeto; representa não a expressão mas os mistérios da vida. Ele seduz, encoraja, provoca, é o vermelho das bandeiras, dos cartazes das embalagens publicitárias; o outro alerta, detém, incita à vigilância e no limite, inquieta; é o vermelho dos sinais de trânsito, luz vermelha de proibição no cinema, sala de cirurgia, etc. É também a antiga lâmpada vermelha das casas de tolerância (prostíbulos), o que poderia parecer contraditório, pois, ao invés de proibir, elas convidam; mas não o é, quando se considera que esse convite diz respeito à transgressão da mais profunda proibição da época em questão a proibição lançada sobre pulsões sexuais, a libido, os instintos passionais.
Este vermelho noturno é a cor do fogo central do homem e da terra, o ventre e o atanor (forno) do alquimista onde pela obra em vermelho se opera a digestão, o amadurecimento, a geração ou regeneração do homem ou da obra. Os alquimistas ocidentais, chineses e islâmicos utilizam o sentido do vermelho de um modo idêntico ao enxofre vermelho dos árabes, que designa o homem universal. O mesmo se dá ao arroz vermelho dos chineses, que é também o fogo ou sangue do atanor ao qual se transforma para simbolizar a imortalidade.
(encomenda de um casal querido)
O vermelho sagrado e secreto é o mistério vital escondido no fundo das trevas e dos oceanos primordiais. É a cor da alma e do coração, a cor da ciência e conhecimento esotérico. Nas lâminas do Tarô, o Eremita, o Papisa, a Imperatriz usam uma toga (túnica) vermelha sobre um manto azul: os três, em graus diferentes representam a ciência secreta.
(kit para padrinhos)
Tulipas vermelhas..Tulipas são minhas flores preferidas, e nesta cor me inspiram muito o amor...a paixão...o desejo..sedução
14 comentários:
Lindo post,mais uma vez me peguei "babando' no seu artesanato. Lindas tulipas, também adoro!!
Bjos
Fran
oi Violeta , lindos posts em vermelho , essa cor é linda!
boa semana, Jô
Lindo post Vi! Adoro vermelho... Farei a decoração da nossa recepção de casamento com alguns detalhes em vermelho... Simbolizando a paixão!!
Ahh... Vim avisar que tem selinho pra vc no meu bloguinho! Bjos e tenha uma ótima semana =)
Lindo! e que caixas maravilhosas...eu sou suspeita pois gosto muito de veremlho...sou uma pessoa passional, acho que por isso, o vermelho me diz tanto.
bjs.
Lindos trabalhos e imagens!beijos,ótima semana,chica
Violeta, gostei muito dos trabalhos que vi aqui, e também aprendi mais um pouquinho sobre o vermelho.
Volto com calma.
Abraços!
Post belissimo, seus artesanatos também. E o vermelho, vermelhaço, vermelhão, irretocável!!!
Beijos
Violeta,
Também adorei seu post...e seus artesanatos!
Olá,
Pertenço à blogagem colorida e é a primeira vez que cá estou. Gostei bastante de todas as informações interessantes sobre o vermelho e também dos seus trabalhos.
Beijinhos
Manú
Oi Violeta!
Gostei muito do seu post!Eu adoro tulipas!São minhas flores favoritas, tb!Gostei muito de saber sobre o vermelho.
Bj,Rozani
Oi, que lindas as tulipas, querida.
Hoje passo pra enviar-lhe um ramalhete delas... para colorir sua semana.
Bjs
Fiquei pensando oq ue vc iria colocar nesse post, pois eu achava que seu artesanto era sempre com cores bem suaves como o lilás e o rosa...engano. Lindo demais seu artesanasto vermelho. Um show!Bjs
Tem selinho para você lá no blog: http://paratodoesempre.blogspot.com/2010/04/meu-primeiro-selinho.html
Olá! Lindo post viu!
Têm selinho no blog pra vc!
Postar um comentário